segunda-feira, 16 de março de 2015

Capa variante polêmica de Batgirl é cancelada

O Comic Book Resources acaba de noticiar o cancelamento da capa variante de Batgirl #41. O pedido veio através do próprio autor, Rafael Albuquerque, depois de dizer que o intuito da capa nunca foi machucar ou aborrecer alguém.

Lembrando os eventos de A Piada Mortal, saga em que Batgirl é sequestrada por Coringa depois de tomar um tiro na coluna, alguns dizem que, além de tudo, a heroína é abusada sexualmente, mesmo que nenhuma confirmação oficial exista.

Com o evento de capas de junho, o Coringa é o escolhido para habitar as variantes escolhidas, dentre os vários títulos, a capa de Batgirl remeteu a famosa Piada Mortal, com ilustração de Rafael Albuquerque. "Minha intenção nunca foi machucar ou aborrecer ninguém com a minha arte. Por isso pedi a DC que a variante fosse retirada", afirma Rafael.

As criticas se concentraram em dizer que a capa mostraria um lado muito negro da história de Bárbara, ainda mais com suas publicações atuais sendo tão coloridas e jovens, com uma direção criativa mais otimista de Cameron Stewart e Brenden Fletcher nos roteiros e a artista Babs Tarr. Vários sites fizeram críticas negativas e até incentivaram o uso da #changethecover em publicações do Twitter e Tumblr.

Confira a declaração oficial do artista:

A minha capa variante foi feita para homenagear um quadrinho que eu realmente admiro e, eu sei, um favorito de muito leitores. 'A Piada Mortal' é parte da cronologia da Batgirl e, artisticamente, eu não poderia deixar de retratar a relação traumática entre Barbara Gordon e Coringa.

Para mim, foi apenas uma capa medonha que trazia algo do passado da personagem que eu pude interpretar artisticamente. Mas ficou claro que, para outros, tocou num importante nervo. Eu respeito essas opiniões e, a despeito de certo ou errado, nenhuma opinião deve ser desacreditada.

Minha intenção nunca foi machucar ou chatear ninguém com a minha arte. Por essa razão, eu recomendei a DC que a variante fosse retirada. Estou incrivelmente satisfeito que a DC Comics esteja ouvindo minhas preocupações e não publicará a arte de capa em junho, como anunciado previamente.

Com todo o respeito,

Rafa.

0 crises:

Enviar um comentário