Avançar para o conteúdo principal

Invasão - Reinado Sombrio (O Início)



Ao final da Invasão Skrull, Norman Osborn, o homem conhecido pelos seus anos de dedicação a infernizar a vida do Homem Aranha, é aclamado como herói nacional enquanto Tony Stark é responsabilizado pelo ataque alienígena, ele como diretor da S.H.I.E.L.D. tinha a confiança do povo de que uma catástrofe como aquela não aconteceria e ele traiu essa confiança. E com isso ocorre a mudança de papel entre os dois: Norman vira o novo diretor da organização de segurança americana, enquanto Tony se torna um pária e, depois, um fugitivo.
Reinado Sombrio não é uma saga ou uma série, ele é um período, um período em que todo o universo Marvel teve que lidar com a interferência de Norman Osborn em suas vidas e por isso seus eventos ocorrem em praticamente todos os títulos. É sem dúvida uma das fases mais interessantes da Marvel e eu achei demais ter um vilão que sempre amei odiar do Homem Aranha adquirir uma importância de tal amplitude.

Antes de começar a falar sobre como a vida dos principais heróis foi afetados por Osborn, vale a pena primeiro compreendermos como esta situação se estabeleceu.

Thunderbolts 126/127

Antes de assumir seu novo cargo, Osborn precisa organizar e encerrar assuntos pendentes de sua diretoria com os Thunderbolts e assim logo no inicio da edição 126 vemos Osborn se reunir com o CAS (Comitê de Atividades Super-humanas), o órgão que o estabeleceu nessa posição, para prestar contas sobre as ações do grupo. Porém, quando a reunião caminha para um final, Osborn deixa claro que não é mais ele que responde ao CAS, mas sim que agora, o CAS responde a ele.

Entretanto, Osborn tem preocupações mais urgentes em vista, alguns de seus Thunderbolts podem botar tudo a perder, uma vez que eles presenciaram a insanidade de seu direitor e sabem a que tipo de lunático o povo está depositando sua confiança. E por isso Osborn incumbe seus Thunderbolts mais antiéticos de eliminar aqueles mais moralistas: Rocha Lunar usa suas habilidades de psicanalista para perturbar Suplício e enviá-lo a um hospício; o Homem Radioativo é enviado de volta à China; e Mercenário e Venon são encarregados de eliminar definitivamente Soprano, afinal, ela é a mais perigosa, não apenas por proclamar seu recém descoberto moralismo, como também por se ressentir com Osborn pelo que ele transformou o grupo, acabando com seu ideal de redenção.

Invasão Secreta: Reinado Sombrio (Secret Invasion: Dark Reign)

Exatamente na última página de Invasão Secreta vemos Osborn se reunindo com um seleto grupo, dentre eles os vilões Capuz (intitulado de rei do crime), Loki e Dr. Destino, além de Namor, príncipe submarino, e Emma Frost, líder dos X-Men. Assim como os Illuminati, este grupo é formado por monarcas e representantes de povos e Osborn forja uma aliança com eles de modo a formar uma base aliada que o sustente no poder.

Osborn é um habilidoso político e ele discursa ao grupo habilmente de modo a falar a língua de cada um, de tocar em pontos relevantes a todos e de mostrar como o apoio mútuo pode ser benéfico a todos os grupo ali representados.

Não demora para que Emma Frost questione Osborn do motivo de sua convocação àquela reunião, ela é líder de um grupo de heróis, não uma vilã como os demais. Porém Osborn mostra a ela como esta diferença é mais aparente do que real, afinal, ela foi a Rainha Branca do Clube do Inferno (algo como uma maçonaria de mutantes) e agora representa uma raça prestes a morrer, que enfrenta ameaças iminentes e que precisa medidas radicais para garantir sua sobrevivência. E Osborn está certo, mesmo Ciclope já reconheceu que o período é outro e toma ações radicais e, quando Emma aceita a aliança com Osborn, a situação dos X-Men é tal que seus dois líderes escondem segredos um do outro.

Entretanto, se o dom político lhe concede uma vantagem, a unidade dos aliados de Osborn pode ser um desafio grande demais. Dr. Destino e Namor são dois homens, cujo ego mal cabem na sala onde é conduzida a reunião, enquanto Loki é o deus(a) da trapaça. Sabendo disso, Osborn já concede um favor a Destino, o mais perigoso do grupo, devolvendo-lhe a liberdade (ele havia sido preso pelos Vinadores de Tony) e seu país, a Latveria, e com isso já deixa claro para os demais o tamanho de seu poder e como a aliança pode lhes favorecer. Por outro lado, Osborn também deixa claro que tem ao seu lado alguém com poder o suficiente para ameaçar todos ali presentes.

Vingadores Sombrios


Nêmeses ou contrapartes sempre fizeram muito sucesso nos quadrinhos e os exemplos são diversos, como Venon, o Flash Reverso, a Tropa dos Lanternas Amarelas/Vermelhas/Pretas, além dos inúmeros vilões que já vestiram o manto do Supenmeh. Porém, nunca havia sido criado um grupo para ser o verdadeiro nêmeses dos Vingadores e o roteirista Brian Michal Bendis dá um jeito nisso.

Vingadores Sombrios tem como foco a trajetória de Osborn e logo na primeira página somos apresentados ao seu próprio grupo de Vingadores que conta com os principais símbolos do grupo original e o primeiro volume deste título se dedica a mostrar a formação deste grupo (como já falei em posts anteriores, Bendis adora mostrar formação de grupos e esta é a melhor). Na equipe temos: Noh Varr, o Marvel Boy, agora chamado de Capitão Marvel; a Miss Marvel, representada pela ex Thunderbolt Rocha Lunar; Ares, o deus da guerra; Wolverine, na realidade o filho de Logan, Daken; o Mercenário portando o manto de Gavião Arqueiro; e Venon como Homem Aranha.

Após convocar cada um dos membros da equipe, Norman fita o quadro de uma antiga formação dos Vingadores e chega à conclusão de que falta algo em sua equipe, mas ele não sabe o que. Ares interfere e aponta que o que falta é um símbolo, algo que represente o grupo e com que a população possa se sentir representada. O principal símbolo dos Vingadores era a trindade Thor, Homem de Ferro e Capitão América. Osborn tem seu próprio deus, mas conseguir um Homem de Ferro e Cap. América seria difícil e assim ele funde os dois conceitos no que ele chama de Patriota de Ferro.

É interessante notar que é um vilão que porta a bandeira americana, o que ilustra como muitos americanos irão apoiar qualquer um que levante sua bandeira e apele para o nacionalismo.

Finalmente, temos o Sentinela, personagem que acaba roubando a atenção da trama para si e sua relação com Norman Osborn acaba sendo uma das coisas mais interessantes desse título. Ao contrário de Tony Stark, que sempre pressionava sua mente já perturbada relembrando-o de seus deveres como herói, Osborn se aproxima dele como um amigo e o incentiva a recuperar sua humanidade, uma maneira de eliminar o vácuo que ele diz existir dentro dele.

Desenho de Mike Deodato
Após a introdução dos personagens vemos Dr. Destino chegar a seu reino, onde a feiticeira Morgana Le Fay o espera para uma vingança. Ao que parece Destino não ligava para ela fazia algum tempo e... bem, mulher rejeitada, sabe como é. E assim a primeira missão dos Vingadores Sombrios é resgatar o pior vilão da Terra, tudo o que Norman precisava.

Todos estes títulos foram publicados no Brasil pela Panini na revista Reinado Sombrio e a Salvat lançou um encadernado reunindo os volumes de Vingadores Sombrios.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Invasão - Por onde começar a ler X-Men

O grupo mutante X-Men é um dos maiores títulos da Marvel e sempre compete pela liderança de maior número de edições vendidas da editora e isso é um reflexo da qualidade de seus personagens e histórias.

ESPECIAL: Constantine - Ordem de leitura!

Com tanta série vindo por aí, querer conhecer um pouco mais do que está chegando pode parecer uma boa ideia. Saiba o que ler para ter um conhecimento sobre o  mago inglês mais famoso da DC Comics e estar preparado para o que pode vir a ter na série.

Supergirl, Lanterna Vermelha

Não é de hoje que a Supergirl tem alguns problemas em controlar sua raiva e alguns sentimentos mais fortes e, de acordo com o novo escritor de Supergirl, Tony Bedard diz que Kara vai evoluir de uma adolescente cheia de raiva para uma adulta, defensora da Terra. Mas primeiro, ela tem que se livrar dessa fúria da juventude! Cuidado com os spoilers: