Avançar para o conteúdo principal

Gotham S01E05 - Viper

E se você nunca conseguir vingança? Com a trama envolvendo a origem do esteroide usado por Bane, um dos maiores vilões do Batman, o episódio da semana cria diversos detalhes exclusivos da série, sem muita relação com o mundo dos quadrinhos. Maiores desenvolvimentos das personagens relacionadas a máfia e uma péssima dose de atuação marcam o episódio da semana, Víbora. Cuidado com os spoilers.

A exploração das habilidades de detetive de Bruce já se mostrou uma constante na série, com interesse no assassinato dos pais e no trabalho corrupto da polícia, o 'jovem patrão' quer descobrir como Gotham realmente funciona, conseguindo até desvendar um esquema ilícito dentro da empresa bilionária dos pais, já mostrando traços do maior detetive do mundo. Os laços entre o garoto e Alfred crescem ainda mais.
I will break you.
O episódio apresenta Stan Potolsky, o vilão da semana que, em Gotham, são apenas pessoas normais que não aguentam mais a cidade em que vivem. O bioquímico trabalha para a WellZyn, empresa que o faz produzir armas químicas, entre elas, um soro verde que, quando inalado por uma pessoa, a deixa eufórica, com as veias saltadas e força sobre-humana, chamada Viper. Ao longo do episódio descobrimos que sua segunda versão recebe o nome de Venom, o mesmo dos quadrinhos do Morcego. Assim, o quinto episódio nos da uma pré-origem do Bane.

Uma curiosidade é que, muito antes do Bane estar relacionado ao esteroide, o Batman foi viciado nela. Depois de falhar em salvar a vida de uma garotinha, Bruce usou a droga para conseguir alguns poderes, o que não deu muito certo. Se trancando por um tempo na batcaverna, Bruce ficou limpo e voltou a combater o crime com suas próprias forças.

Pinguim é um bom nome.
O nome Pinguim vai pegar. Sal Maroni começa a usar o apelido de Oswald com uma boa frequência no episódio, incluindo em sua reunião com Gordon sobre os segredos dos dois, envolvendo a família Falcone e todo o esquema por trás do assassinato dos Wayne. O cargo de gerente do restaurante da família pode ser o começo, mas em algum momento poderemos ver Iceberg Loung, a casa noturna de Cobblepot. No outro lado da máfia, temos a cena final com Falcone, dando um pouco mais de seriedade ao rumor de que Liza, a cantora e arma de Fish, pode vir a se tornar sua esposa.

A dama e o mafioso.
Antes da estréia da série, foi exibido um episódio zero de Gotham, mostrando como tudo seria nessa primeira temporada e alguns detalhes do making of, incluindo os efeitos especiais para a caracterização de toda a cidade, que são muito bem feitos. No entanto, pra uma produção da Fox, os usados em cima dos usuários de Viper deixaram muito a desejar.

Não dava pra se esforçar mais nos efeitos?
Uma referência que pode ter escapado durante uma piscadela, é o filme passando na TV enquanto Bruce usa suas habilidades de detetive é The Mask of Zorro, o mesmo que estava passando no cinema que ele e seus pais foram, antes de serem mortos. Talvez seja mais um passo para enfrentar seus medos. Veja a imagem em cima do post.

Nota 6,0. Com um episódio fraco, Gotham mostra apenas um detalhe da origem de Bane e coloca Gordon ainda mais na mira da máfia, agora sofrendo de ambos os lados.
Acertos: Jovem Bruce, Alfred, Pinguim.
Erros: Atuações fracas de coadjuvantes, enredo pouco trabalhado, Selina.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sweet Tooth #02

Estava bastante ansioso para saber o que sairia desta HQ no segundo episódio. A primeira edição foi boa, e poderia esperar tanto uma estagnação da história, como uma reviravolta. Felizmente, o melhor aconteceu.

Invasão - Por onde começar a ler X-Men

O grupo mutante X-Men é um dos maiores títulos da Marvel e sempre compete pela liderança de maior número de edições vendidas da editora e isso é um reflexo da qualidade de seus personagens e histórias.

ESPECIAL: Constantine - Ordem de leitura!

Com tanta série vindo por aí, querer conhecer um pouco mais do que está chegando pode parecer uma boa ideia. Saiba o que ler para ter um conhecimento sobre o  mago inglês mais famoso da DC Comics e estar preparado para o que pode vir a ter na série.