Avançar para o conteúdo principal

Gotham S01E03 - The Balloonman

Meu nome é Dimitri, de Odessa. Enquanto um homem mascarado prende corruptos em balões meteorológicos e os lança para a morte no ar, o episódio explora diversas relações entre personagens e mostra ainda mais os primeiros passos do maior mafioso de Gotham, Oswald Cobbleplot. Apesar de não ter relação alguma com o episódio, Balloon Man é o nome usado por um vilão dos Homens Metálicos, o ser podia alternar seu tamanho e lembrava um pouco o Homem Marshmellow de Os Caça Fantasmas. A resenha do episódio contém spoilers.


Iniciando com a volta de Oswald a cidade, depois de ser desovado por Gordon, o episódio começa a mostrar seu foco não só em Gordon, mas também no que seria a história inicial do Pinguim, suas passagens difíceis e como ele consegue se virar em sua cidade dos sonhos.

Apesar de tentar passar uma sensação de que tudo está interligado em Gotham, explorar esse detalhe da trama do jeito que os produtores estão fazendo pode ser cansativo. Ver que tudo e todos podem e tem pontos em comum chega a cansar a inteligência do telespectador.

Diva.
Além do vilão da semana, o episódio mostra os diversos relacionamentos, de todos os tipos, existentes na cidade, Gordon consegue uma ajudante em Selina; a criação de Bruce pelo mordomo Alfred é ainda mais explorada, mostrando a amizade e um respeito crescente; Gordon e Harvey começam a se entender melhor, apesar das dificuldades ainda existentes; algumas possíveis revelações do que aconteceu no passado de Barbara e Montoya, cena que não acrescenta quase nada a trama.

Jada Smith continua com sua excelente atuação na personagem Fish Mooney, mafiosa dona de uma casa de shows, criada especialmente para o seriado. Porém, a dupla Montoya/Allen mostra o quão desnecessário uma dupla pode ser, com piadas infames, atuação precária e papel que poderia muito bem ser preenchido por apenas uma figura.

A primeira citação a um vigilante de Gotham aparece no vilão dos balões, colocando até um easter egg de Cavaleiros das Trevas, o filme do Morcego, na citação do "Seu próximo alvo deveria ser meu senhorio!", podemos até ver na conversa de Bruce e Alfred, que o caráter do garoto já começa a ser formado, mostrando os primeiros toques do código de honra do futuro herói e até uma investigação dele, a procura de pistas do assassinato de seus pais.

Pra que colocar esses dois?
Os destaques ficam para as sequências de dois personagens: a cena de Oswald tentando se passar por outra pessoa e ao final, pedindo seu sanduíche de atum; e todo o modo de 'como se achar alguém em Gotham' de Harvey Bullock, conversando com os mais variados tipos da cidade, terminando numa boquinha e uma hilariante briga.

O fim do episódio é marcado por citações de um local bem conhecido pelos fãs, uma instituição de reclusão para criminosos insanos, até que seu ponto final deixa um belo gancho para o desenvolvimento da história, quando Oswald aparece procurando Gordon em sua casa, com Barbara no meio de tudo.
Pra falar a verdade senhor, eu nem ouvi nada.
A caracterização do ambiente, mostrando que a cidade é quase atemporal é um dos maiores acetos da série junto da montagem da delegacia de Gotham, com seu set de filmagens elegante, mostrando toda a estrutura sem precisar de uma segunda tomada. A trilha sonora 

Nota 8,5. Uma boa exploração do humor na série e a ênfase em certos relacionamentos começam a mostrar a que Gotham veio.
Acertos: Oswald, Gordon, Harvey, Mooney.
Erros: Detetives Montoya e Allen, insistência de que tudo está conectado.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Sweet Tooth #02

Estava bastante ansioso para saber o que sairia desta HQ no segundo episódio. A primeira edição foi boa, e poderia esperar tanto uma estagnação da história, como uma reviravolta. Felizmente, o melhor aconteceu.

Invasão - Por onde começar a ler X-Men

O grupo mutante X-Men é um dos maiores títulos da Marvel e sempre compete pela liderança de maior número de edições vendidas da editora e isso é um reflexo da qualidade de seus personagens e histórias.

ESPECIAL: Constantine - Ordem de leitura!

Com tanta série vindo por aí, querer conhecer um pouco mais do que está chegando pode parecer uma boa ideia. Saiba o que ler para ter um conhecimento sobre o  mago inglês mais famoso da DC Comics e estar preparado para o que pode vir a ter na série.