Avançar para o conteúdo principal

O Gato do Rabino

Olá, forasteiros que estão acompanhando a copa e aqueles que nem tanto. Vão ver Argélia e Alemanha hoje? Sei que devem saber algo da terra do chucrute e da cerveja, mas e da Argélia? Esse país no norte da África fala árabe e foi colônia da França. Apesar de ser majoritariamente muçulmano, o país conta com uma pequena colônia judaica, que vamos conhecer melhor na Hq de hoje: o Gato do Rabino. A história se passa no Argélia, foi escrita e desenhada pelo francês Joann Sfar e trazido para o Brasil por Jorge Zahar Editor em dois volumes coloridos.

"Agora eu sei falar"
Rabino é o líder na religião judaica e também dono do gato protagonista dessa história. A saga começa quando o gato começa a...falar! Ele é astuto, irônico e tem uma vontade muito clara: casar com a filha do Rabino. Para isso, ele quer até fazer seu Bar Mitziva, o ritual de iniciação dos judeus à maioridade (lembra do Nissim Orfali? O vídeo foi para comemorar o Bar Mitziva dele)

Já no segundo volume, o Rabino  recebe a visita do Malka dos Leões, uma figura lendária e misteriosa que faz parte do imaginário popular na comunidade. Também explora a interferência externa na comunidade: o Rabino é exonerado do cargo para dar lugar a um rabino mais novo e vindo de fora. O quadrinho denuncia o imperialismo francês no país, mostrando  a imposições desde ditar regras na religião até impedir a entrada de cidadãos em restaurantes.Também mostra o interessante encontro do Rabino com um viajante árabe e seu burrinho, que também interage com o gato falante.

Traços de nanquim, tons terrosos e traços arredondados a graciosos enchem os olhos de quem lê O Gato do rabino. Não só pela história cativante, mas pelos detalhes de uma cultura tão diferente. Também há uma adaptação pro cinema em um longa-metragem animado da história e é dirigida pelo próprio autor.

E ai, gostaram? Agora só torcer para que continuemos vendo os Argelinos na copa.


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Invasão - Por onde começar a ler X-Men

O grupo mutante X-Men é um dos maiores títulos da Marvel e sempre compete pela liderança de maior número de edições vendidas da editora e isso é um reflexo da qualidade de seus personagens e histórias.

ESPECIAL: Constantine - Ordem de leitura!

Com tanta série vindo por aí, querer conhecer um pouco mais do que está chegando pode parecer uma boa ideia. Saiba o que ler para ter um conhecimento sobre o  mago inglês mais famoso da DC Comics e estar preparado para o que pode vir a ter na série.

Supergirl, Lanterna Vermelha

Não é de hoje que a Supergirl tem alguns problemas em controlar sua raiva e alguns sentimentos mais fortes e, de acordo com o novo escritor de Supergirl, Tony Bedard diz que Kara vai evoluir de uma adolescente cheia de raiva para uma adulta, defensora da Terra. Mas primeiro, ela tem que se livrar dessa fúria da juventude! Cuidado com os spoilers: