Avançar para o conteúdo principal

Crise Conversa: O que está faltando para a DC dominar os cinemas e dar de frente com a Marvel Studios?

Com os grandes filmes que estão saindo por aí, paramos por alguns minutos para discutir e analisar o atual mercado cinematográfico dos quadrinhos. A DC começou e se perdeu e a Marvel, conseguiu achar seu caminho. A Trilogia Nolan, o mundo construído dos Vingadores e da Marvel e o começo do Homem de Aço. Veja o que achamos que falta para que a DC retorne aos seus tempos áureos da sétima arte.


Cuba: Coragem. Esse era o item principal. Todo o investimento ia para Batman, enquanto vimos que Lanterna Verde foi completamente deixado de lado e virou um lixo de filme. Quando a trilogia acabou e eles tiveram que escolher a próxima grande obra, deram um chute certeiro na adaptação do Homem de Aço, novamente, aos cinemas, o que desencadeou um processo em cascata que estamos vendo agora, uma corrida pela integração de cada vez mais personagens ao universo cinematográfico da DC Comics.

Alex: Vergonha na cara, sinceramente. E não da DC, mais por parte da Warner. Em um momento crítico que está sendo "ter espaço no mundo dos cinemas" a Warner ainda coloca pérolas como "Lanterna Verde" ao ar sem ao menos pensar nos resultados que o filme pode ter. Com a trilogia do Nolan, a DC conseguiu um espaço no cinema, e felizmente ele conseguiu voltar com Homem de Aço e isso é bom, mas seguindo os rumores de que no Batman vs Superman vai ter "uma penca" de heróis, talvez vire uma farofada de vez. Acredito no potencial do Snyder, sim, mas acho que falta vergonha na cara da Warner Bros/DC de tentar criar um universo realmente estável de pouco a pouco. Hoje em dia a DC domina boa parte das vendas de HQ nos EUA, é praticamente líder no mercado de jogos baseados em comic books e de animações E seriados. Mesmo assim, a MARVEL ainda é "maior" que a DC. Porquê? Tiveram coragem de fazer, pouco a pouco, algo que realmente atinge todo mundo: filmes. Um que completa o outro. E por mais meia boca que sejam (estou falando de você mesmo, iron man 3) conseguem abocanhar um grande lucro e espalhar o nome do herói. A Marvel teve filmes muito bons no cinema, como o Vingadores e o Iron Man 1, e conseguiu assim "consagrar" o nome de seus heróis. Talvez falte pra Warner/DC "culhões" de fazer algo no tamanho que a Disney/Marvel fez com seus heróis.

Sidrak: Vamos aos fatos, o universo heróico da DC e da Marvel (não me odeiem por favor) são igualmente incríveis e cheios de grandes personagens e histórias. Sendo assim as duas editoras tem capacidade de lançar grandes filmes e concorrer igualmente da mesma forma que acontece nas HQ's.
Agora uma pequena comparação entre a Marvel e a DC com seus filmes nos últimos 10 anos.

DC:
Liga Extraordinária, Mulher Gato, Uma História de Violência, Constantine, V de Vingança, Batman Begins, Superman: O Retorno, Fonte da Vida, Batman - O Cavaleiro das Trevas, The Spirit, Stardust, Watchmen, Jonah Hex, Os Perdedores, RED, Lanterna Verde, Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, Homem de Aço.
Marvel:
Demolidor, X-Men 2, Hulk, O Justiceiro, Homem Aranha 2, Blade: Trinity, Elektra, Quarteto Fantástico, X-Men 3, Motoqueiro Fantasma, Homem Aranha 3, Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado, Homem de Ferro, O Incrível Hulk, Justiceiro: Zona de Guerra, Wolverine Origem, Kick-Ass, Homem de Ferro 2, Thor, X-Men: Primeira Classe, Capitão América, Motoqueiro Fantasma 2, Os Vingadores, O Incrível Homem Aranha, Homem de Ferro 3, Wolverine Imortal, Thor 2.

Desculpem-me pela lista extensa mas ela serve pra ilustrar uma coisa.
Ambas fizeram bons filmes e péssimos filmes, mas recentemente o volume de filmes da Marvel sobe cada vez mais e o investimento neles também por conta do lucro imenso que eles produzem.
A real culpada da situação da DC é a Warner, porque as escolhas de HQ's para serem adaptadas é ótima, mas eles continuam insistindo em adaptações de roteiro ridículas e diretores motivados somente pela grana.
Enquanto a Warner não levar a sério os filmes da DC e contratarem equipes realmente competentes e apaixonadas para fazerem seus filmes, eles nunca irão superar a Marvel.

Ricardo Syozi: O problema se chama WARNER.
Assim como houve uma época onde o problema da Marvel nos cinemas se chamava FOX.
Nessas empresas onde não há fãs ou pessoas competentes, mas apenas velhos executivos com suas ideias mirabolantes...
Se a DC tivesse total liberdade de criação com seus (e isso é muito irônico) próprios personagens, aí já teríamos bons longas com heróis sensacionais como Aquaman e Mulher-Maravilha. Assim, ficamos aguardando por alguém de extrema competência pegar as rédeas de certos projetos e transformá-los em verdadeiras obras de artes. É por isso que já vimos Nolan e sua trilogia Batman e agora Snyder com suas ótimas ideias com o Super.
Só nos resta esperar...

Ric Monte: Bem, quanto ao tema, eu, honestamente, parto da premissa de que as duas companhias estão bem representadas nas telonas. Como destacadas pelo Sid, as obras da DC em quantidade E qualidade fazem frente a diversos filmes do universo marvel.

Agora, no que diz respeito a liga da justiça frente aos vingadores, e o desenvolvimento daquela em relação a esta última, creio que faltou espírito empreendedor por parte da Warner, bem como uma falha grotesca de pesquisa de mercado, pra verificar o potencial desta demanda não atendida anos-luz antes da Marvel começar a desenvolver o projeto Avengers nos cinemas.


E ai, leitor, qual a sua opinião sobre essa questão?

Comentários

Mensagens populares deste blogue

ESPECIAL: Constantine - Ordem de leitura!

Com tanta série vindo por aí, querer conhecer um pouco mais do que está chegando pode parecer uma boa ideia. Saiba o que ler para ter um conhecimento sobre o  mago inglês mais famoso da DC Comics e estar preparado para o que pode vir a ter na série.

Primeira Edição: a Kryptonita Rosa

Hoje vamos falar da maior fraqueza do Superman: a kriptonita. Aquela rocha saída do núcleo de Krypton, depois que tudo explodiu. A pedra uma certa radiação que faz um mal danado ao escoteiro azul. Com algumas variações, azul, vermelha, branca e dourada, a kryptonita tem uma irmã que nem todo mundo conhece.

Invasão - Por onde começar a ler X-Men

O grupo mutante X-Men é um dos maiores títulos da Marvel e sempre compete pela liderança de maior número de edições vendidas da editora e isso é um reflexo da qualidade de seus personagens e histórias.