Avançar para o conteúdo principal

18 Days - O Mahabharata Eletrônico de Grant Morrison

É provável que a maioria das pessoas aqui nem sequer saibam da existência de uma história chamada Mahabharata.
Escrito cerca de 900 anos antes de cristo, o Mahabharata é uma das maiores histórias da humanidade que serve como o livro mais importante da religião hinduísta.
A história contada aqui é sobre uma guerra épica entre o exército dos Pandavas e o dos Kauravas. 

Os Pandavas são liderados pelos cinco irmãos:
Arjuna, Yudish, Bhima, Nakula e Sadeva. 

A história começa quando Pandu, Rei de Hastinapura, morre e seus cinco filhos são jovens demais para assumir o trono. Seu irmão, Dhritarasta assume o trono esperando a maioridade dos filhos de Pandu. 
Só que os 100 filhos de Dhritarasta, os irmãos Kaurava, não aceitaram a fraqueza do pai e decidiram tomar o reino a força, exilando os irmãos Pandavas.
Com o conflito armado, os Kauravas tem um exército superior com os maiores e melhores artistas marciais do mundo, enquanto os Pandavas tem a ajuda do Deus supremo de suas crenças, Krishna.
Esse é só o começo de uma batalha gigantesca que durou 18 dias e trouxe o fim de uma era e o começo de uma nova, segundo a crença hindu.
 
Os 12 Arqueiros Supremos

Mas tudo isso que eu falei agora é só história, agora vamos a Graphic Novel de Grant Morrison e Mukesh Singh.
Morrison, um dos escritores mais geniais e excêntricos da atualidade decidiu recontar o
Mahabharata de uma maneira completamente nova em um mundo extremamente tecnológico.

A verdadeira genialidade dessa Graphic Novel está na estrutura que ela é feita.
Para não "sujar" os painéis de arte completamente sensacionais de Mukesh, Morrison deixa todo o roteiro ao lado dos desenhos, obrigando o leitor a criar a dinâmica da cena em sua mente. E isso é completamente sensacional!
A experiência de observar os desenhos estonteantes de Mukesh e acompanhar o texto enquanto todos os diálogos e sequências acontecem dentro da sua própria cabeça foi algo único e espetacular. É como unir toda a profundidade narrativa e criativa dos livros juntamente com a beleza artística dos quadrinhos. 



Além disso o mundo que Morrison criou é uma espetáculo a parte, viajando pela mitologia hindu, Morrison cria um universo onde a ciência alcançou níveis divinos rivalizando a própria espiritualidade indiana.
Temos campos de batalha de soldados com armaduras extremamente avançadas, naves gigantescas, arqueiros que atiram flechas energéticas de luz e Super Guerreiros com poderes inimagináveis que aumentam drasticamente o impacto das batalhas.

Karna contra Gatokacha
18 Days nunca foi lançado aqui no Brasil, e dificilmente será algum dia.
Mas este volume que estou falando sobre seria só o primeiro de muitos que contariam toda a batalha de Kurukshetra. Porém, neste mesmo ano, Morrison anunciou que o projeto mudou e oque deveria ser uma série de Graphic Novels se tornou uma série de animação para o Youtube que pode ser conferida neste link.

É uma pena, pois esta HQ está entre uma das melhores que já li na vida e eu realmente esperava mais volumes desta história. Mas a animação também é muito boa e vale a pena ser assistida.
18 Days não é só uma Graphic Novel, é uma nova forma de experimentar arte através de uma história fascinante que eleva o espírito humano.

Brahma, o Criador.

Comentários

  1. Boa noite, essa série nos quadrinhos "18 dias" de Grant Morrison já existe em Portugues ( papel ou digital) oficial ou não ou os episódios em vídeo com legendas em português, podem me indicar, agradeço a atenção!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

ESPECIAL: Constantine - Ordem de leitura!

Com tanta série vindo por aí, querer conhecer um pouco mais do que está chegando pode parecer uma boa ideia. Saiba o que ler para ter um conhecimento sobre o  mago inglês mais famoso da DC Comics e estar preparado para o que pode vir a ter na série.

Invasão - Por onde começar a ler X-Men

O grupo mutante X-Men é um dos maiores títulos da Marvel e sempre compete pela liderança de maior número de edições vendidas da editora e isso é um reflexo da qualidade de seus personagens e histórias.

Primeira Edição: a Kryptonita Rosa

Hoje vamos falar da maior fraqueza do Superman: a kriptonita. Aquela rocha saída do núcleo de Krypton, depois que tudo explodiu. A pedra uma certa radiação que faz um mal danado ao escoteiro azul. Com algumas variações, azul, vermelha, branca e dourada, a kryptonita tem uma irmã que nem todo mundo conhece.