Avançar para o conteúdo principal

Especial: Sandman 25 anos


Com o lançamento de Overture e os 25 anos desde a primeira publicação de Sandman, uma das mais importantes histórias já publicadas pela DC/Vertigo, preparamos um especial para entender o quão importante e influente a obra de Neil Gaiman - fantástico autor inglês - foi para o mundo das mídias populares.



Durante toda a história dos quadrinhos, de vez em quando aparecem algumas obras que são imortais e inesquecíveis. Como Watchmen, a Piada Mortal, o Cavaleiro das Trevas, V de Vingança,  O Reino do Amanhã, Fábulas, Y entre muitos, muitos outros. Todos eles tem sua influência nas mídias populares e todos eles mudam o mundo dos quadrinhos, mas entre todos, na minha opinião, Sandman - de Neil Gaiman - sem dúvidas foi o mais influente e importante trabalho da DC/Vertigo desde sua criação.

Dividido em 13 arcos, a história - originalmente de 1988/1989 - conta a história principalmente de Morpheus, o Perpétuo dos Sonhos. "Irmão" de outros seis Perpétuos: Destino, Morte, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. A história começa quando uma seita tenta a vida eterna e tentam, assim, roubar a morte. Em função de erros, eles capturam o irmão mais novo dela: O sonho. Em graças a isso, a sociedade esquece o que é dormir e sonhar por décadas, e quem dorme, raramente acorda. Isso é só um pequeno passo para a majestosa série, que se estende muito a partir disso.

Contando com desenhistas variados, que vão de Dave Mckean à Yoshitaka Amano (famoso pela série Final Fantasy), a série dominou o mundo. Totalizando 75 edições, Sandman foi um estouro desde sua publicação. Envolvendo os mundos de Batman, Lanterna Verde, Constantine, Monstro do Pântano e muitos outros, a série se tornou um ponto de ligação do mundo DC ao mundo Vertigo de uma maneira simples e impressionante. Neil Gaiman conseguiu conquistar o mundo e influenciar ele ao mesmo tempo.

De capítulo à capítulo, Sandman apresenta uma história envolvente e emocionante. De vez em quando, uma ou outra história "a parte" é contada ao leitor e sempre contém algum elemento surpresa. Todos os capítulos te tiram o fôlego da mesma forma que praticamente te obrigam a ler o próximo. As vendas sempre foram e vão continuar sendo altíssimas porque é um prazer "perpétuo" admirar o quão genial e bem criado é o universo de Sandman.

Hoje dividido em volumes individuais de cada arco (13 encadernados) ou 5 edições "definitivas" que contém todos os 75 capítulos originais mais os "spin off's" da série, Sandman influenciou à muitos. Por exemplo, a música Enter Sandman, da famosa banda Metallica ou Mr. Sandman, do Blind Guardian. Além disso, um de seus derivados "Sandman: Os Livros de Magia" influenciaram a famosa série Harry Potter, de JK Rowling.

Com uma arte soberba que muda sempre e mantendo a essência, Sandman já passou pelas mãos de muitos dos desenhistas mais famosos do mundo. Tais como Charles Vess, Jill Thompson, Kelley Jones e Yoshitaka Amano. A série é praticamente um ícone da cultura "pop" de hoje em dia. Não existe um fanático por "coisas nerds" que nunca tenha ouvido falar de Sandman, mesmo este sem ter filme ou animação.

Filme que já fora discutido MUITO dentro da dona da DC Comics: Warner Bros. Uma ideia de filme para Sandman vem sendo discutida desde os anos 90, mas nunca decidida. Outras obras de Neil Gaiman já foram produzidas às telas, como Coraline e Stardust, mas Sandman nunca saiu do papel. Seria muito difícil fazer algo como Sandman em um filme ou até mesmo em uma série. Sandman combina com Quadrinhos e somente, e isso que o torna tão genial.

Enfim, além de tudo isso, Sandman finalmente teve seu retorno garantido. A partir deste ano, nos Estados Unidos, será publicado Sandman Overture com o nome "Neil Gaiman" na capa. O capítulo debutou a pouco nas terras norte americanas, e já vem recebendo uma recepção crítica nas alturas. A nova saga do Sonho não tem data para estrear no Brasil, o que acontecerá muito provavelmente quando for liberado o primeiro encadernado, mas sem dúvida irá vir à nossas terras o mais cedo possível.

Seja na própria série Sandman ou em suas derivadas - Livros de Magia, Lucifer e muitas outras - Sandman é um marco na história dos quadrinhos. Seja por sua história incrível e bem imaginada ou por suas influências na música, literatura e cinema; a série é, sempre foi e sempre será uma das mais incríveis já publicadas pela DC e por qualquer editora de quadrinhos. Sandman é uma ideia boa e bem executada, com momentos marcantes e história envolvente. Se puder, leia. Vale a pena.

Feliz aniversário Sandman e bem vindo Overture! Espero que possamos aproveitá-los bastante.

"Life is just an illusion. A glimpse from the Shadow, a Ghost who passes by the darkness."


Comentários

Mensagens populares deste blogue

ESPECIAL: Constantine - Ordem de leitura!

Com tanta série vindo por aí, querer conhecer um pouco mais do que está chegando pode parecer uma boa ideia. Saiba o que ler para ter um conhecimento sobre o  mago inglês mais famoso da DC Comics e estar preparado para o que pode vir a ter na série.

Invasão - Por onde começar a ler X-Men

O grupo mutante X-Men é um dos maiores títulos da Marvel e sempre compete pela liderança de maior número de edições vendidas da editora e isso é um reflexo da qualidade de seus personagens e histórias.

Primeira Edição: a Kryptonita Rosa

Hoje vamos falar da maior fraqueza do Superman: a kriptonita. Aquela rocha saída do núcleo de Krypton, depois que tudo explodiu. A pedra uma certa radiação que faz um mal danado ao escoteiro azul. Com algumas variações, azul, vermelha, branca e dourada, a kryptonita tem uma irmã que nem todo mundo conhece.